1 de março de 2008

errata

.
Porque é bi e bi significa algo em duplicado, e porque a primeira tentativa foi uma grande aldrabice, aqui vai a verdadeira explicação para o significado do nome, ano bissexto!
"Bruno, cara, na verdade o bissexto não tem esse nome por causa dos dois 66. Eu tb achava isso. Mas tive de fazer uma matéria esse ano (com crianças que nasceram no dia 29 de fevereiro) e aprendi que foi o imperador Júlio César que trouxe a idéia do ano bissexto pro ocidente. Ele chamou um astrônomo chamado Sosígenes pra fazer isso. Só que o Sosígenes só não sabia em que parte do ano colocar o dia que tava sobrando. O mandão Júlio César ordenou que esse fosse "o dia sexto antes das calendas de março" ou seja, o sexto dia antes do início de março. Em latim, isso seria dito assim: "bis sextum ante diem calendas martii". Se normalmente já havia um 'sexto dia antes de março', com a ordem de Júlio César, tivemos dois 'sextos dias antes de março', por isso, bissexto.

Pablo
também é cultura.

PS. ide lá ver o blog dele, que ele é mesmo cultura. Se quiserem mais coisas dele, podem ir também ao pena e pincel que, além das brilhantes reflexões dele, tem ilustrações da cara metade aqui do je.

PS2. Não bastava ao júlio ter um mês como o nome dele, e ainda teve de ir mexer no calendário, nada de me vir corrigir agora a dizer que, quando ele fez essa alteração, o mês de julho ainda não existia com esse nome...

5 comentários:

Unknown disse...

um ponto a mais para a minha cultura! Não fazia ideia que era esse o motivo pelo qual se chama ano bissexto.

*Como costumam dizer, o saber não ocupa lugar ;)

Eu sei que vou te amar disse...

Valeu a pena ler este texto, estamos sempre a aprender!
Excelente ideia e valeu a dica...
Beijos

Anónimo disse...

Brunoide, valeu pela lembrança. Fico feliz em ser o arauto desse conhecimento. Afinal, essa profissa que eu escolhi tem que servir pelo menos pra trazer á luz sabedorias inúteis/úteis. Será? No mais, pelo menos eu posso repassar pros netos.

Pablo

rafacovas disse...

kiss......

a disse...

Foi portanto uma má escolha, estagiar este ano. Em vez de trabalhar 365 dias, vou trabalhar 366! Damn!