12 de dezembro de 2007

design = aspecto

.
Hoje, numa das minhas visitas habituais por este mundo imaginário, descobri mais um significado para design.
Foi com tristeza que vi um texto, escrito por alguém que vai formando opinião (uma das minhas visitas habituais), em que o design é apresentado como aquela coisa que trata do aspecto das coisas, em oposição a algo que padece que grande esforço intelectual (que foi o que o Daniel sempre fez até ao momento em que resolveu escrever sobre a sua nomeação para uma categoria que, pelos vistos, não é merecedora do seu grande génio).
O Sr. foi nomeado para Melhor Blogue Português - que o deixou alegre, na categoria de Design - o que o deixou estupefacto.
nas palavras do autor dessa definição - ...Design? Parece-me que gostam mais do meu aspecto do que do meu cérebro...

é sempre bom perceber que o design anda a ser bem tratado por quem é entendido no assunto!

3 comentários:

ChrisAlcântara disse...

Engraçado...a mim também me pareceu o mesmo, pelo que entendi, para o autor daquele blog "design é aparência, arquitetura, é intelecto"...
Nossa...parece um retorno aquela discussão antiga entre estética e filosofia... só que estamos em 2007.

Anónimo disse...

No meu ponto de vista as profissões de arquitecto e designer complementam-se.

Porem, e por experiencia própria (dupla licenciatura de design e arquitectura) existem pontos de conflito e existem pontos de complementaridade tanto no exercício da profissão como durante o percurso académico.

É um facto que durante o curso de arquitectura fomenta-se um certo olhar de cima para a actividade do designer, por puro desconhecimento, e ignorância por vezes mesmo dos professores.

Por outro lado durante o curso de design acontece o inverso, ou seja adeuza-se o exercício da arquitectura (e com razão) com a contrapartida que os tempos estão difíceis e é uma profissão sem saída profissional para acalmar o animo dos estudantes.

Na realidade o que se comenta nas esquinas é que os engenheiros "roubam" o trabalho aos arquitectos via o famoso 73/73tendo por consequência a paisagem dilacerada, por sua vez os arquitectos que são 1 por cada 800 habitantes em Portugal não recusam a oportunidade de "roubar" o trabalho aos designers, alegando um conhecimento superior inexistente e os designers, ilustram, fazer graffitis, e mais até se vendem a multinacionais da publicidade conseguindo condições melhores do que os arquitectos, em termos laborais (mas neste caso são almas sem vida própria, que vendem a sua arte ao monstro capitalista, o que não é bem assim todos sabemos)...

Concretamente em relação ao Post, penso que a frase infeliz foi escrita em tom de desabafo pois a dedicação do autor é nos seus textos e não no aspecto do seu Blog, dai o facto de ter sido surpreendido com a nomeação, esta foi a forma como vi a situação.

cumprimentos:
Pedro Soares Neves
userdesign.org

bruno e.a. disse...

Cris, não considero que aquele desabafo do Daniel (ou pelo menos espero que não) tenha sido inspirado na eterna guerra entre o design e a arquitectura.
Ainda assim, considero que foi um comentário que atirou o significado desta coisa, que já é de difícil entendimento por parte da sociedade, para um patamar de insignificância que não representa minimamente o teor da palavra.

Desta forma, Pedro, e volto a repetir-me, não me parece que se possa relativizar a situação, desculpando o Daniel com o tom de desabafo que ele usou quando menciona que deram mais importância ao aspecto do seu blog do que ao seu conteúdo.

Pergunto - não estarão, entre as premissas do design, a de pensar? questionar? escrever? reformular? projectar? criar?
Ou o design é desvinculado de conteúdo?

Quanto ao blog do Daniel

1-Só versa a temática da Arquitectura?

2-Aborda, também, o design nas suas mais variadas formas e expressões?

3-Ou o blog tem um design bonitinho e, além disso, agrega valores só encontrados em outras áreas do saber que não o design, é isso?

se for esse o entendimento da coisa é menos grave do que eu pensava ainda assim, nada glorificante para quem entenda que design é apenas isso...
No fundo poderá ser apenas uma questão de ignorância.

Desculpem se chamei ignorante a alguém mas, entendam a coisa assim, foi só um desabafo!