29 de fevereiro de 2008

este ano é...

.
...bissexto

não! não é o ano dos bi-sexuais!

Este ano tem 366 dias.
Como podemos ver existem dois seis no número de dias, desta forma, o ano é bissexto.
Isto acontece de 4 em quatro anos, quando as seis horas excedentes do ano somam o suficiente para se contabilizar um dia extra.
O dia extra é hoje! Diz-me - que fizeste tu de especial?

PS. tive de por mais um (s) no bi(s)sexto porque parece mal um gajo deixar as coisas mal escritas.

7 comentários:

Caetana disse...

huumm...agora que penso nisso, não fiz nada de anormal!bom, ainda faltam 2 horas para a meia noite, acho que ainda se arranja uma maluqueira qualquer!!! :)

ana disse...

Trabalhei, sorri, pintei o cabelo e as unhas e trouxe um bolo para casa.
Nada mau... não achas?

Anónimo disse...

Hummm, deixa cá ver........... olha, não fiz nada! É para compensar as horas-extras que de vez em quando lá calham no horário mas não no recibo do ordenado ;-)

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu fiz uma lasanha deliciosa!!!

Bom fim de semana

Anónimo disse...

Bruno, cara, na verdade o bissexto não tem esse nome por causa dos dois 66. Eu tb achava isso. Mas tive de fazer uma matéria esse ano (com crianças que nasceram no dia 29 de fevereiro) e aprendi que foi o imperador Júlio César que trouxe a idéia do ano bissexto pro ocidente. Ele chamou um astrônomo chamado Sosígenes pra fazer isso. Só que o Sosígenes só não sabia em que parte do ano colocar o dia que tava sobrando. O mandão Júlio César ordenou que esse fosse "o dia sexto antes das calendas de março" ou seja, o sexto dia antes do início de março. Em latim, isso seria dito assim: "bis sextum ante diem calendas martii". Se normalmente já havia um 'sexto dia antes de março', com a ordem de Júlio César, tivemos dois 'sextos dias antes de março', por isso, bissexto.

Pablo também é cultura.

Nani disse...

Eu que já estava toda contente com a teoria dos dois "6" ... lá terei de me alegrar com a teoria do Julio. :S

Mãe Happy disse...

Só dei conta do "dia extra" quando o gajo me perguntou se eu gostaria de ter nascido num dia 29 de Fevereiro para só fazer anos de 4 em 4 anos.

E a resposta é não! :P