16 de dezembro de 2016

gostas do projeto ou da foto?


Às  vezes acho que gostamos mais das fotos que dos projetos.
Ou melhor, não é às vezes, nem é acho, é isso mesmo e acontece na maioria das vezes.
Andamos a uns 320km/hora e já não paramos muito para apreciar os detalhes.
Este projeto por exemplo, aprisionou-me o olhar nessa imagem ai de cima mas, quando fui ver o resto, achei piada a outros aspectos e, às vezes, falta-nos aquele olhar mais aprofundado. Aquele olhar em que realmente vemos, aquele em que analisamos, aquele que nos conduz a outros campos de reflexão.
Com esta coisa do instagram, andamos a clicar muito e a ver menos. Conhecemos milhares de projetos, vemos tudo e mais um par de botas mas é de forma generalista. Pá pum! (sem vírgula mesmo que não há tempo para pausas).
A verdadeira arquitetura é algo mais que um ângulo bonito ou que o material da moda. (material da moda? betão? esse pensamento deve ter saído diretamente dos anos 60).
Voltando ao projeto, é do Estudio Aire, um escritório, ou melhor Estúdio de criação de projetos de arquitetura Argentino. Ou simplesmente, atelier. (já me confundo todo com a língua daqui e a de lá).
Gostei dessa entrada, que se esconde e  que também permite que os calhambeques fiquem resguardados do sol e protegidos do orvalho  Tenho de dizer que os balanços fazem-me balançar a cabeça, normalmente, em sinal de aprovação. Ainda me suscitam um certo deslumbramento pelo facto de porem em causa a gravidade. (não sei se isso é grave ou não)
(Confesso que não gostei nem uma beca (fiquei na dúvida entre beca, conhé, nesga) da sala, e causou-me uma sensação estranha de casa funerária, mas isso talvez sejam só uma impressão causada pelos meus olhos cansados, ou talvez pela luz da foto, ou pelo mobiliário de bom gosto que lá acabaram por ir parar. se quiserem tem de ir lá ver para eu não estragar aqui o boneco).


Clicai no link do Estudio Aire e ide lá ver para ver se vos agrada algo mais.
Conheci o projeto aqui, coisa que já aconteceu no passado, portanto não sou réu primário.




Sem comentários: